A relação da cidade do Porto com a Banda Desenhada é, pelo menos desde os anos 80, uma relação intensa e bastante profícua.
Para lá da grande actividade na criação de fanzines, foi no Porto que se organizou aquela que é regularmente reconhecida como uma das mais importantes manifestações da Banda Desenhada em Portugal: o Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto que contou com 11 edições entre 1985 e 2001. Foi também no Porto que o mesmo grupo criou a primeira Bedeteca Nacional em 1989 — A Bedeteca da Comicarte/Comissão de Jovens de Ramalde. O Porto foi palco do Encontro Luso-galaico de BD (no teatro Rivoli em 1991 e também da segunda edição do encontro Hoje a BD (co-organizado pelo SIBDP/Culturporto e pela Bedeteca/CML em 1999). Foi no Porto que nasceu um dos mais importantes fanzines nacionais, o Quadrado, que chegou ao dicionário Larousse da Banda Desenhada pelos seus próprios meios e posteriormente teve a sua terceira série editada pela Bedeteca de Lisboa.
Não menos importante será a referência de que é no Porto que está situada a Mundo Fantasma, a livraria de referência nacional, inteiramente dedicada à banda desenhada e que teve nos últimos anos uma actividade continuada de exposição de autores, através dum projecto de Galeria e de edição, e que é agora a principal patrocinadora do projecto Bedeteca.