Clube de Leitura: Palestina de Joe Sacco

Palestina, de Joe Sacco, é um dos mais paradigmáticos exemplos de jornalismo em formato de Banda Desenhada. Baseado numa viagem do jornalista Joe Sacco à Palestina entre 1991 e 1992, inicialmente tendo como intenção uma reportagem autobiográfica, mas que rapidamente se reflete num interesse pelo lado humano das histórias individuais de cidadãos nativos.

Vindo dos EUA (mas original de Malta), Sacco consegue dialogar com os dois lados, reportando sobre os pontos de vista israelita e palestiniano. Sacco apercebe-se que foi influenciado a identificar-se mais com os israelitas e os judeus americanos através da propaganda americana, que, num viés claro, noticiava actos terroristas da Frente Popular pela Libertação da Palestina, sem mostrar imagens humanizadas do povo palestiniano. Assim, neste livro, recolhe testemunhos, focando histórias individuais, reconhecendo ao mesmo tempo o seu estatuto de privilégio para fazer aquela reportagem, numa constante sátira de si mesmo.

Pelas várias zonas por onde passa, conhece e dá-nos a conhecer retratos de famílias separadas, histórias de encarceramento, de destruição, de tortura e de imposição de colonatos judeus em terras palestinianas. Reporta também, entre outros temas, sobre a estrutura das prisões, onde se formam comunidades autogeridas e sobre o estatuto da mulher na sociedade palestiniana, apontando sempre um olhar crítico aos media sedentos, nos quais ele mesmo se insere.

Tentando compreender o conflito, mas sabendo-se ocidental e exterior a ele, Sacco retrata um povo e território que, desde 1948, é pilhado e sujeito a uma violência genocida.

Neste clube do livro, falaremos sobre o potencial da BD para levar a cabo um retrato jornalístico, numa inversão daquilo que normalmente são os seus tópicos convencionais. Que particularidades da BD são aqui exploradas e que dimensão traz a estas imagens que representa, que a fotografia ou o texto, isolados, não podem trazer? Atentaremos à linguagem gráfica e aos enquadramentos de Sacco e de que forma nos transportam para a geografia local, as paisagens, roupas e detalhes comuns do ambiente. E, por fim, de que forma é que o autor se insere (desenhado e escrito) na própria narrativa?

— Goteira

Palestine
Palestine de Joe Sacco, Fantagraphics.
Organização

Goteira – Colectivo de BD

Data

17 de Fevereiro de 2024, 17h00

Local

Bedeteca
Shopping Center Brasília
1.º andar, Loja 503