Primeira edição do Maia BD arranca hoje

Quase trinta autores convidados e uma dezena de lançamentos

O Fórum da Maia, acolhe a partir de hoje e até domingo, a primeira edição do Maia BD, um certame que pretende trazer a banda desenhada de novo ao Norte do país, depois do pioneirismo do Salão Internacional de BD do Porto (1985-1999).
O prato forte do evento são as cinco exposições de originais, que serão alvo de uma visita guiada hoje, às 18h30: “Frankenstein”, de Georges Bess; a retrospectiva de “As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizza Boy”, de Filipe Melo e Juan Cavia; “Auto da Barca do Inferno”, de Joana Afonso; “O Mangusto”, de Joana Mosi; e ainda “Juventude”, de Marco Mendes, esta última patente até 22 de Julho, na Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho.
Com dois convidados estrangeiros, Georges Bess e Canizales, que ilustrou uma versão de “Os Maias” para a colecção Clássicos da Literatura em BD, o Maia BD aposta forte nos autores nacionais, com a presença de, entre outros, Filipe Melo, Joana Afonso, Luís Louro, Nuno Markl, Joana Mosi, Marco Mendes, André Lima Araújo, Filipe Andrade, João Sequeira ou Paulo J. Mendes, que participarão em sessões de autógrafos.
Para sábado e domingo estão agendados diversos lançamentos (ver caixa), para além de conversas sobre a antologia “As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy”, com Filipe Melo; a reedição de “O Corvo III – Laços de Família”, com Nuno Markl e Luís Louro; “Adaptações de Clássicos da Literatura Portuguesa em BD”; o projecto “BD Palop”.
Da restante programação do Maia BD, uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia através do Pelouro da Cultura, com organização da cooperativa editorial A Seita, destaque ainda para a retrospectiva de filmes de Filipe Melo, hoje, às 21h; uma saída para desenhar as ruas da Maia, dos Porto Urban Sketchers, no sábado de manhã; o concurso de Cosplay, domingo à tarde, e as sessões de filmes de animação para toda a família nas manhãs do fim-de-semana.

[Caixa]

Livros novos lançados no Maia BD

São 8 as novidades que as editoras nacionais vão mostrar em primeira mão no Maia BD.
Entre elas, destacam-se “Frankenstein”, de Georges Bess, que mais uma vez mergulha num preto e branco contrastado para representar as angústias e terrores inerentes ao original de Mary Shelley, e “As muitas vidas de Laila Starr”, de Ram V. e Filipe Andrade, um dos livros mais aguardados deste ano, que foi nomeado para alguns dos prémios mais relevantes nos Estados Unidos e em França.
A estes, juntam-se “O Mangusto”, o primeiro romance gráfico de Joana Mosi, “O Umbigo do Mundo #2”, de Penim Loureiro e Carlos Silva, “Ordinário”, do brasileiro Rafael Sica, “Forgoth, a cidade escondida” e “In the dust of our planet #1” assinados, respectivamente, por João Gil Soares e Daniel da Silva Lopes.
Este lote de novidades encerra com “Miracleworker” (Kingpin Books), a versão em inglês da narrativa escrita por André Oliveira e desenhada por Filipe Andrade, Nuno Plati, Ricardo Cabral, Ricardo Tércio e Ricardo Drumond, autores que trabalham com regularidade para o mercado norte-americano.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem