Salazar vence Troféus Central Comics

Salazar, não o homem, mas a obra – “Salazar – Agora, na hora da sua morte” (editado pela Parceria A.M. Pereira), de João Paulo Cotrim (argumento) e Miguel Rocha (desenhos) – que desconstrói o mito, mostrando o seu lado humano, com as suas muitas fragilidades e limitações, ao arrebatar os prémios para Melhor Álbum e Desenho nacionais foi o grande vencedor dos V Trofeús Central Comics, divulgados ontem durante uma cerimónia que decorreu na Casa da Animação, no Porto, onde está patente até 17 de Maio, uma exposição com pranchas originais de Rui Gamito, Hugo Teixeira, Rui Ricardo, Phermad e o colectivo El Pep. “Salazar” falhou apenas o Melhor Argumento, entregue a “C.A.O.S. – Livro 1”, de Fernando Dórdio Campos, da Kingpin of Comics, distinguida como Melhor Editora.

Os Troféus Central Comics são promovidos pelo portal (www.centralcomics.com), com o mesmo nome que aposta na divulgação da banda desenhada e de tudo o que se relacione com a nona arte em geral. Criados em 2002, são uma forma de reconhecer os autores e editores portugueses que fizeram ou lançaram banda desenhada na nossa língua durante o ano transacto. Os vencedores são decididos por votação directa dos seus frequentadores, ou seja dos leitores e interessados na 9ª arte, o que os torna únicos.

A nível estrangeiro, os troféus para Melhor Argumento e Desenho foram, respectivamente, para Neil Gaiman e Dave McKean, ambos por “Orquidea Negra” (GFloy Studios), mostrando como é ilógico separar em BD as duas coisas, já que apesar disso, o Melhor Álbum foi “A cidade de vidro” (ASA).

Os restantes distinguidos foram: Melhor Álbum de Tira ou Prancha Cómica/Cartoon/Caricatura Nacional – “Os Compadres” (Sergei, Polvo); Melhor Álbum de Tira ou Prancha Cómica/Cartoon/Caricatura Estrangeira – “Obra Completa dos Peanuts Vol. 1” ( Charles Shultz, Afrontamento); Melhor BD Curta/Cartoon nacional não publicada em álbum – “Kull: O Fim” (Hugo Jesus e Nuno Sarabando, Tertúlia BDZine #109); Melhor Edição de Bancas – “BDJornal” (Pedranocharco); Melhor Fanzine – Sketchbook 3 (Direcção: Ricardo Cardoso); Melhor Edição Investigação Especializada – Catálogo FIBDA 2006 (CNBDI).

O Prémio Especial do Júri, o único que não é decidido por votação dos leitores foi entregue a Paulo Monteiro, autor de BD e responsável pela Bedeteca de Beja e pelo Festival local, pelo trabalho que tem desenvolvido na divulgação da BD em Portugal e da BD nacional em Espanha.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem