Gordon Brown combate extraterrestres

Primeiro-ministro britânico surge ao lado de super-heróis numa revista da Marvel; história faz parte da saga Secret Invasion a decorrer nos principais títulos da editora

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown tem uma pequena participação involuntária no nova revista “Captain Britain and MI13”, com a qual a Marvel pretende relançar os seus super-heróis ingleses. O político surge no segundo número desta mini-série, que hoje chega às bancas norte-americanas. Numa reunião com, entre outros o Captain Britain, Spitfire e Pete Wisdom, incorpora-os no fictício MI13 (alusão aos serviços secretos MI5 e MI6) e envia-os para fazerem face à ocupação das montanhas de Cheviot, na região de Northumberland, no norte da Inglaterra. Esta é parte na invasão da Terra pelos extraterrestres de raça Skrull que está na origem da saga “Secret Invasion” actualmente a decorrer nos principais títulos da Marvel.
Aliás, o chefe de governo mostra-se surpreendido pelos invasores escolherem uma região “sem qualquer valor estratégico”, desconhecendo que existe lá um acesso a um universo com poderes sobrenaturais. Gordon Brown desconhece também que, tal como fizeram com alguns super-heróis, três dos invasores assumiram a identidade de ministros do seu governo, embora estes não sejam especificados nem mostrados na BD.
A ideia partiu do argumentista da série, Paul Cornell, admirador confesso do primeiro-ministro, que afirmou estar satisfeito “por lhe dar uma ajuda de relações públicas entre os dois lados do Atlântico e ao redor do mundo”. Os desenhos da série são da responsabilidade de Leonard Kirk.
Sendo mais ou menos vulgar a aparição de presidentes norte-americanos em revistas de super-heróis (ver caixa), esta estreia aos quadradinhos de Gordon Brown levou a imprensa britânica a interessar-se por aquela revista de banda desenhada, que conseguiu assim uma publicidade extra, desconhecendo-se, no entanto, se este facto servirá para relançar a popularidade do governante.
Criado por Chris Claremont, que marcou uma época como argumentista dos X-Men, e por Herb Trimpe, o Captain Britain fez a sua primeira aparição em Outubro de 1976, e pretendia ser a réplica inglesa do Capitão América. O seu alter-ego, Brian Braddock, transformava-se nele apertando um amuleto místico que usava ao pescoço, que teria tido origem no mago Merlin, e que lhe conferia força e energia sobre-humanas bem como um ceptro que lhe permitia voar. A sua melhor fase correspondeu ao período em que Alan Moore assumiu o argumento, estando então os desenhos entregues a Alan Davis.

[Caixa]
Políticos nos quadradinhos
Uma das aparições mais marcantes de presidentes dos EUA ao lado dos super-heróis é a participação de Ronald Reagan no clássico “The Dark Night returs”/”O regresso do Cavaleiro das Trevas” (1986), de Frank Miller. Primeiro, numa sequência carregada de simbolismos, enviando Superman para conter, de qualquer forma, o revoltado Batman, depois anunciando a invasão de uma ilha significativamente chamada Corto Maltese, desencadeando um conflito nuclear com os soviéticos, o que faz com que apareça com um fato anti-radição algumas pranchas mais à frente. O que não impediu que Batman o defendesse de um atentado, apenas dois anos volvidos (em “Batman #417”).
A utilização de políticos reais com os super-heróis de papel nasceu praticamente com estes, ou não tenha o Capitão América de Joe Simon e Jack Kirby esmurrado Hitler, logo em 1941, na capa da sua primeira revista, ou o Superman levado o ditador alemão juntamente com Estaline para serem julgados num designado “Tribunal da Liga das Nações”, na mesma época.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem