BD sobre a PIDE premiada em Itália

“Sonno Elefante – I muri hano orecchie”, romance gráfico de Giorgio Fratini centrada no edifício da Rua António Maria Cardoso, que serviu de sede à PIDE, foi escolhido como o Melhor Livro Italiano pelo Festival de BD de Roma – Romics 2008.
O júri partiu de uma lista que incluía cinquenta dos melhores títulos de banda desenhada editados em Itália, tendo distinguido igualmente grandes nomes dos quadradinhos como o japonês Jiro Taniguchi (Grande Prémio Romics 2008), os norte-americanos Alan Moore, Melinda Gebbie e Howard Chaykin ou o italiano Vittorio Giardino.
Editado em Portugal pela Campo das Letras com o título “As paredes têm ouvidos – Sonno Elefante”, para assinalar o 34º aniversário da Revolução dos Cravos, segue os destinos de cinco amigos, a dois tempos, nos últimos anos da ditadura, na Lisboa de 1970, e na actualidade, em 2006, mostrando como a actuação dos agentes da PIDE naquele edifício marcou a vida de muitos portugueses.
O ponto de partida para a obra, que o autor definiu ao JN como “uma metáfora sobre a perda da memória de um lugar”, foi a descoberta de que a antiga sede da PIDE, estava a ser remodelada para dar lugar a um conjunto de apartamentos de luxo e lojas.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem