“Foi aliciante desenvolver um novo design para as personagens”

Afirma Ricardo Tércio desenhador do quarto e último tomo de Avengers Fairy Tales

É hoje editado nos Estados Unidos o quarto e último “Avengers Fairy Tales”, sendo Ricardo Tércio o responsável pela criação gráfica da versão de “O Feiticeiro de Oz” escrita por C. B. Cebulski. O JN conversou com ele.

Nascido a “12 de Maio de 1976, ilustrador auto-didacta”, Ricardo Tércio cresceu “rodeado pelos filmes da Disney e os clássicos europeus de BD que cá chegavam, tendo começado a desenhar cedo, influenciado por eles”.
Depois dos “Spiderman Fairy Tales”, esta foi a segunda vez que trabalhou com Cebulski “que nos dá grande liberdade para sugerir o que melhor se adequa aos nossos estilos”. Com “um resumo da história”, o primeiro passo “foi desenvolver graficamente as personagens”. Uma vez recebido o argumento completo, “planifiquei a BD, foram inseridas legendas provisórias e o conjunto rodou pelos editores. Depois de tudo aprovado, desenhei a lápis, limpei o que estava a mais, colori em computador e foi inserida a legendagem”. Tal como na BD anterior, “pude manter a minha imagética das personagens: comecei por fazê-las num estilo menos “desenho animado”, mas as suas necessidades de movimentação acabaram por me levar de volta ao meu estilo”.
Foram “60 dias de trabalho”, com o aliciante de “poder desenvolver um novo design para as personagens”: She-Hulk (como Dorothy Gale), Thor (Espantalho) que “ficou muito engraçado e representa mais o meu estilo e a minha ‘freakalhice’”, Iron-man (Homem de Lata, claro), “que me deu especial prazer porque gosto muito de desenhar seres mecânicos”, a Feiticeira Escarlate (Bruxa Má do Oeste) e Magneto (Feiticeiro de Oz).
Considera difícil “inserir o romance numa BD de 23 páginas” e pensa que o “produto final é mais para os fãs da Marvel do que para os apreciadores do Oz original”. Até porque, acrescenta, “não sou apreciador da visão tradicional dos universos de magia e fantasia, pelo que tentei afastar-me o mais que pude de estereótipos como bruxas com vassouras e nariz grande”.

[Caixa]

Avengers Fairy Tales

Lançados em Março, os “Avengers Fairy Tales” são um projecto de C. B. Cebulski, argumentista e editor da Marvel, que nele revisita clássicos infantis, dando o protagonismo a super-heróis. Assim, o Capitão América foi Peter Pan, o Visão fez de Pinóquio, a Stature (re)interpretou Alice no País das Maravilhas e, agora, em O Feiticeiro de Oz, encontramos a She-Hulk como Dorothy Gale, a personagem que coube a Judy Garland no filme de 1938.
Os portugueses João Lemos, Nuno ‘Plati’ Alves e Ricardo Tércio foram escolhidos para desenhar três das histórias graças a portfolios entregue a Cebulski durante o festival de Angoulême, em 2005, tendo o tomo #3 sido desenhado pelo canadiano Takeshi Miyazawa.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem