O honesto Li’l Abner nasceu há 75 anos

Improvável neste tempo “globalizado”, uma tira diária de banda desenhada ambientada no coração da América profunda era também algo original há 75 anos, quando a 13 de Agosto de 1934 se estreou “Li’l Abner”. Mas que se entendia, numa América que começava a sair da crise em que a tinha mergulhado a Grande Depressão económica de 1929 e em que muitos defendiam o retorno às origens.
A sua acção desenrolava-se maioritariamente em Dagpotch, um espelho dos EUA, e o seu protagonista era Li’l Abner Yokum, um provinciano pouco inteligente e infantil que vivia uma existência simples com o pai e a mãe, apenas perturbada pelas aparições tempestuosas de Daisy Mae, uma loura de formas generosas com quem viria a casar.
A série era regida por um princípio simples: os Abner eram pobres mas honestos; o resto da humanidade não, que originava histórias divertidas, cujo tom ia do poético ao cínico, mas sempre com uma forte componente de crítica social e política, encabeçada por personagens imbecis e preguiçosas.
O seu criador foi Al Capp (pseudónimo de Alfred Gerald Caplin) que tinha sido assistente de Ham Fisher, em “Joe Palooka”, antes de encontrar o sucesso com “Li’l Abner” que, depois de uma estreia modesta numa quinzena de jornais, teve um sucesso retumbante que o levou a quase um milhar de periódicos nos anos 40 e ser adaptado em folhetins televisivos e radiofónicos, numa comédia musical da Brodway (interpretada por Jerry Lewis) e numa longa-metragem (em 1959). A par do registo burlesco e satírico, Capp, que foi indicado para o Nobel da Literatura por John Steinbeck, evidenciou um virtuosismo gráfico, assente num traço expressivo e dinâmico, numa boa utilização de sombras e numa legendagem original.
A partir de 24 de Fevereiro de 1935, “Li’l Abner”, que foi publicado em Portugal pontualmente, passou também a ter uma prancha dominical, igualmente assinada por Capp que animou a sua criação até ao fim, a 13 de Novembro de 1977, dois anos antes da sua própria morte.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem