ZudaComics.com, servirá para descoberta de autores desconhecidos e lançamento de novos heróis; Editora de Batman e Superman é a primeira grande editora a apostar na publicação on-line
A DC Comics, a editora que detém os direitos de Batman, Superman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde, entre outros super-heróis, acaba de anunciar o lançamento, em Outubro, do ZudaComics.com, um novo selo editorial para banda desenhada on-line (webcomics). A exemplo da Vertigo (o selo da DC para quadradinhos de temática adulta), a ZudaComics.com será editorialmente autónoma e o seu lema será “Click here to continue” (clique aqui para continuar”).
Encabeçado por Ron Perazza e Kwanza Johnson e supervisionado por Richard Bruning, terá como objectivo descobrir e divulgar novos talentos e personagens, “sendo um grande palco para uma geração de novos autores que têm demonstrado uma grande criatividade on-line”, anunciou Paul Levitz, presidente e editor da DC, durante a divulgação do projecto.
O site, que tem já disponível uma versão piloto, prevê a participação directa dos visitantes/leitores que poderão comentar as bandas desenhadas propostas e votar nelas, escolhendo a maioria das que serão “publicadas”.
Os autores que pretendam publicar na ZudaComics.com (os termos do contrato-padrão serão divulgados ainda este mês de Agosto), terão que submeter pranchas no formato 4:3, o formato comum de ecrãs e monitores, prevendo a DC Comics disponibilizar on-line mensalmente 10 novas bandas desenhadas. Todos os escolhidos receberão desde logo um valor fixo pela “publicação”, podendo assinar contratos mais vantajosos, tendo em vista a publicação em papel ou até adaptações para jogos ou filmes.
Se o projecto está a despertar bastante interesse nos EUA e não só, com muitos a adivinharem nele uma forma mais directa para chegarem às grandes editoras, no entanto, a questão dos direitos e pagamentos está a levantar algumas dúvidas. Warrem Ellis, um dos principais argumentistas de super-heróis sintetiza bem esta contradição ao considerá-lo “interessante e até inteligente” embora se declare “preocupado com a possibilidade de a DC reter o direito de propriedade intelectual sobre as obras”, tendo Scott McLoud, autor do premiado livro “Understanding Comics”, sobre a linguagem da BD, expressado uma opinião similar.
Entretanto a ZudaComics.com divulgou já uma série de logótipos que ajudarão a identificar os diferentes tipos de BD propostos (humor, romance, ficção-científica, super-heróis, etc.).
Se este não vai ser o primeiro site para publicação de banda desenhada, nem é a primeira vez que uma editora utiliza este meio para divulgar as suas obras – por exemplo, a Marvel, rival da DC, tem para leitura on-line dezenas de números completos do Homem-Aranha, X-Men, Hulk e muitos outros, disponíveis por simples registo, e a Dargaud, utiliza o mesmo sistema para pré-publicação de algumas das suas novidades – é a primeira vez que uma grande editora – a DC Comics apresenta-se como a maior editora de comics em língua inglesa do mundo – aposta tão claramente neste segmento.
Escrito Por
F. Cleto e Pina
Publicação
Jornal de Notícias