“Realizei o meu sonho de criança”

Diz Nuno ‘Plati’ Alves, desenhador de “Avengers Fairy Tales #2” posto hoje à venda nos EUA; Fábula de Pinóquio serve de base à história protagonizada por super-heróis Marvel

É distribuído hoje nos Estados Unidos “Avengers Fairy Tales #2”, projecto de C. B. Cebulsky, que faz de alguns super-heróis da Marvel protagonistas de contos infantis. Depois de Peter Pan, desenhado por João Lemos, agora foi Nuno ‘Plati’ Alves, nascido em 1975, a dar nova vida a Pinóquio.
Ilustrador, com experiência em BD limitada a “8 páginas publicadas pela Image Comics”, cita influências “como Toth, Moebius, Mignola, Jacobs ou Franquin” e revela o desejo “de desenhar, numa onda retro, uma mini-série de Thor ou do Silver Surfer, clássicos com universos muito ricos, da mitologia à ficção-científica”.
De “Created Equal”, diz ser “a história de um inventor caído em desgraça “, o gigante Hank Pym, “que deixou de acreditar em finais felizes”, lê-se logo na primeira prancha de uma versão mais negra do que a original. E “que cria um filho de metal, no qual descobre rapidamente uma forte rebeldia”. Este, o Visão, não quer ser humano mas é empurrado pelo pai/inventor para “aceitar o mundo em que vive e tentar ser aceite por ele”, envolvendo-se assim “em acontecimentos extraordinários”, que demoraram “dois meses e pouco” a colocar no papel.
Começou por “receber a sinopse e criar as personagens. Após aprovação, chegou o guião e desenhei as 22 páginas de layouts, que, novamente aprovados, foram desenhadas de seguida e pintadas”, adaptando-se “à ideia que o produto final nunca fica como idealizamos. Mas para todos os efeitos estava a realizar o meu sonho de criança!”. Talvez por isso, “não alterava nada no livro; devemos conviver com os erros e fazer melhor na próxima vez”.
E conclui, “o projecto é um híbrido, inspirado em Pinóquio, com os heróis Marvel, que, encarado de forma leve e divertida, poderá agradar a gregos e troianos” (os fãs de Collodi e os da Marvel). “Espero que seja bem recebida pelos leitores e que divirtam”.
Agora está “a preparar algum material para apresentar aos editores na New York Comic Con”, de 18 a 20 de Abril, porque deseja “fazer mais comics”.
Em Junho, o quarto “Avengers Fairy Tales” é de novo “desenhado em português”, por Ricardo Tércio.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem