Coimbra BD regressa em português

Convento de São Francisco acolhe evento de três dias

É já amanhã que abre as suas portas o Coimbra BD que, na sua sétima edição apresenta um programa integralmente dedicado à banda desenhada nacional.
Foi uma edição atribulada, com questões orçamentais na génese do problema, que começou por não fazer parte da agenda da câmara local, foi depois anunciada para o primeiro semestre, com novos programadores, e acaba por surgir agora, em Novembro, com o regresso da equipa organizadora inicial, que de alguma forma pretende fazer desta uma edição zero, para retomar depois a data original (Março) e a dinâmica anterior que o festival exibia.
Este ano o Coimbra BD deixa a Casa da Cultura para se sediar no Convento de São Francisco e o programa apresenta-se bastante diversificado pois, para além da banda desenhada, haverá igualmente jogos de tabuleiro, videojogos, oficinas e hora do conto para os mais novos, exibição de curtas-metragens de animação, desenho urbano e com modelo ao vivo, concurso de cosplay e a participação da Legião 501 & Rebel Legion saídas do universo Star Wars.
No que ao tema base do evento diz respeito, estarão patentes duas exposições, uma dedicada a “The Mighty Gang”, de Joana Rosa, e outra aos cartazes das várias edições do Coimbra BD. Nesta área, em termos de programação, o destaque vai para os debates com Jorge Coelho e Miguel Mendonça sobre a sua experiência no mercado norte-americano de comics, no sábado, e a conversa com Luís Louro a propósito dos 29 anos do Corvo , no domingo. Estão também agendadas diversas apresentações de livros de autores portugueses, nomeadamente “The Mighty Gang #2”, de Joana Rosa, “A Fórmula da Felicidade – versão integral”, de Nuno Duarte e Osvaldo Medina, e “Vinil Rubro”, de Mário Freiras e Alice Prestes.
Nas sessões de autógrafos do fim-de-semana, para além dos autores já citados, será possível encontrar e trocar algumas palavras com Joana Afonso (autora do cartaz), Rita Alfaiate, Raquel sem Interesse, Filipa Beleza e Derradé.
O festival abre as suas portas amanhã, às 10 horas, encerra domingo, às 18 horas, e a entrada é livre.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem