BD em festa no Microfestival de Aveiro

Fernando Alvim apadrinha o evento

Decorre entre hoje e amanhã o Microfestival BD de Aveiro, que se auto-define micro por “ter um conteúdo considerável numa janela de tempo relativamente pequena”. Fugindo ao que é tradicional nos Festivais de BD (cujos modelos têm sido postos em causa nos últimos tempos) assume uma “forte componente cultural e simultaneamente festiva”, a que não será estranho o decorrer maioritariamente em discotecas.

Começa hoje, às 21h15 no Espaço d’Orfeu, em Águeda, com a “Oficina de escrita de guião para BD”, dirigida por Teixeira Moita e prossegue amanhã, às 16h00, com um passeio de barco pela Ria de Aveiro, ao som do Special BD Set de Fernando Alvim (que apadrinha o festival), com os participantes vestidos como personagens de BD.

As horas finais decorrerão no Quest Bar Disco, em Oiã, onde estão patentes as exposições: “Concurso de painéis Dr. Kartoon”, “Telas com temas Manga”, de Carlos Gomes e trabalhos de alunos da A.R.C.A. no âmbito do espectáculo de Marcantónio Del Carlo, “Quem Matou Romeu e Julieta?”, e o Mercado do Livro organizado pela Livraria Dr. Kartoon. A partir das 21h30, haverá um colóquio sobre “Cinema e BD” por João Miguel Lameiras e José Carlos Fernandes e a apresentação de diversos projectos editoriais: “Lupin III”, de Kazuhiko Kato (edição Mangaline Portugal/Naraneko), “O ABZ do sexo”, de António Nobre e Manuel Cruz (Arteplural), “Evereste”, de Ricardo Cabral (J. F. Stª Mª Olivais/C. M. Lisboa), “C.A.O.S. Livro Dois”. de Fernando Dórdio, Filipe Teixeira e Carlos Geraldes e “Super Pig # 2”. de Mário Freitas, Carlos Pedro e Gevan (ambos da Kingpin Comics), “Um Passeio ao Outro Lado da Noite”, de J.C. Fernandes (Fundação Calouste Gulbenkian), “O Corvo III – Laços de Família”, de Luís Louro e Nuno Markl (Edições ASA) e “Aeternu”, de Hugo Jesus e Manuel Morgado.

Por entre música e copos, o Microfestival prosseguirá noite dentro com sessões de autógrafos, um concerto pelos Tempura, uma banda de covers de músicas de Anime (desenho animado japonês), a realização de um painel de BD gigante ao vivo, em plena pista de dança, por Carlos Gomes, e, uma performance de Fernando Alvim.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem