Disney aposta no manga

Adaptação do jogo Kingdom Hearts é a obra lançada neste estilo

A Disney Itália vai lançar este mês o primeiro volume de uma aventura protagonizada por Mickey Mouse aos quadradinhos em estilo manga (banda desenhada japonesa, caracterizada pelos olhos grandes e expressivos das personagens, predomínio da acção sobre o texto e utilização em grande escala de linhas indicadoras de movimento). É a primeira vez que um herói da Disney terá esta experiência, mas esta é uma iniciativa que está longe de ser original, o que mostra a cada vez maior importância deste género de BD no mundo ocidental. Na verdade, grandes editoras de quadradainhos já deram o mesmo passo: a DC Comics, editora de Super-Homem, Mulher Maravilha e Batman, anunciou o lançamento, em Abril próximo, de uma aventura estilo manga deste último, desenhada pelo japonês Yoshinori Natsume, e a Marvel concedeu uma licença à Del Rey Manga para o lançamento de séries autónomas dos X-Men e de Wolverine, assinadas por autores norte-americanos, no início de 2009.
A colecção Disney Manga terá periodicidade mensal e vai recontar histórias marcantes do universo Disney, pelas mãos de artistas japoneses formadas na sua própria Academia.
A primeira obra, lançada já este mês, é a adaptação do jogo “Kingdom Hearts” cuja história narra o desapareciemnto do rei Mickey e a sua busca pelo mago Donald e o capitão Pateta, acompanhados de Sora, um menino de 14 anos que encontram pelo caminho. Na origem, este é um jogo de acção, de 2002, já com diversas sequelas, que cruza personagens da série Final Fantasy, da produtora de jogos Square, com alguns dos mundos Disney e os seus protagonistas (o País das Maravilhas e Alice, a Terra do Nunca e Peter Pan, a selva de Tarzan, etc.). A actual versão manga tem a assinatura de Shiro Amano, mas nela os heróis Disney mantêm praticamente o seu aspecto tradicional.
Depois dos quatro volumes de “Kingdom Hearts”, a colecção Disney Manga acolherá nos próximos meses adaptações de “Witch”, “Procurando Nemo”, “Monstros e Companhia” e “Lilo e Stitch”.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem