Kiefer Sutherland (o Jack Bauer da série televisiva “24”) e Hugh Laurie (o polémico dr. House) serão os protagonistas de mais uma adaptação cinematográfica de um clássico da banda desenhada, “A Marca Amarela”, a mais celebrada aventura de Blake e Mortimer. Os dois trabalharam juntos recentemente na versão original do filme “Monstros vs. Alien”, em exibição nos cinemas portugueses, dando a voz, respectivamente, ao General Monger e ao dr. Cockroach.
Alex de La Iglesia, o realizador indicado para dirigir a película, confirmou-o numa conferência de imprensa durante o 12º Festival de Cinema de Málaga, a cujo júri preside. A participação de Sutherland, que será o fleumático Capitão Francis Blake, do MI6, foi confirmada durante um almoço em Nova Iorque, cabendo a Laurie interpretar o cientista Philip Mortimer. Se a agenda dos dois actores o permitir, as filmagens decorrerão durante o primeiro semestre de 2010, estando previsto um orçamento de 26 milhões de euros para esta produção europeia que também contará com John Hurt e Mark Strong no elenco.
Blake e Mortimer foram criados por Edgar P. Jacobs (1904-1987), para o número inaugural da revista “Tintin” (1946) e as suas aventuras são um dos grandes clássicos de antecipação científica da BD franco-belga. Jacobs assinou 11 álbuns até à sua morte, tendo sido a série retomada depois, com grande sucesso, por outros autores. “A marca Amarela” (de 1953), sobre o controle da mente humana, é o seu álbum mais emblemático, decorrendo a acção numa Londres misteriosa e envolta em nevoeiro, onde uma misteriosa personagem aparentemente sobre-humana pratica crimes indecifráveis.
Escrito Por
F. Cleto e Pina
Publicação
Jornal de Notícias