A galeria Mundo Fantasma, no Centro Comercial Brasília, inaugura hoje às 17 horas uma exposição de originais do norte-americano Craig Thompson. Nascido em Traverse City, no Michigan (EUA) em 1975, Thompson cresceu no Wisconsin, algures na América profunda, entre trabalhos agrícolas e o fundamentalismo cristão da sua comunidade, experiência que narrou em “Blankets”, uma banda desenhada monumental com mais de 600 páginas, editada em 2003, a que pertencem cerca de metade das três dezenas de pranchas agora expostas.
Nomeada pela “Times” como melhor novela gráfica desse ano, valeu-lhe também diversos prémios da crítica e do público, entre os quais os prestigiados Eisner, Harvey e Ignatz.
Aquando da passagem do autor pelo Festival de BD de Beja, a Mundo Fantasma editou dois giclées coloridos (uma espécie de serigrafia digital, assinada e numerada pelo autor), que reproduz a primeira imagem em circulação de “Habibi”, um livro influenciado pela caligrafia árabe e a mitologia islâmica em que Thompson trabalha desde 2004, tendo desenhado já mais de 400 páginas, a editar pela Pantheon Books no início de 2011.
Escrito Por
F. Cleto e Pina
Publicação
Jornal de Notícias