Fábio Moon e Gabriel Bá hoje na Mundo Fantasma

Os gémeos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá inauguram hoje, às 17 horas, na Galeria Mundo Fantasma, no C. C. Brasília, no Porto, uma exposição de originais, que ficará patente até 11 de Julho, complementada com a edição de um giclée original de Fábio Moon.
Nascidos em 1976, formados em Artes Plásticas, em apenas 10 anos passaram do quase anonimato a autores em destaque no competitivo mercado norte-americano. O início da sua carreira deu-se em meados da década de 90, no fanzine semanal “10 pãezinhos”, no qual narravam episódios autobiográficos, revelando já uma sensibilidade rara para retratarem o ser humano e os seus relacionamentos, motivações, medos e angústias.
Aos poucos foram entrando no mercado norte-americano, única forma de subsistir apenas dos quadradinhos, a sua paixão de sempre, tendo-se sucedido, num crescendo de qualidade e destaque, títulos como “Roland”, “Casanova”, “Pixu”, “Umbrella Academy” (uma narrativa de super-heróis decadentes e conflituosos escrita por Gerard Way, vocalista dos My Chemichal Romance) ou “BPRD 1947” (de Mike Mignola, criador de Hellboy).
A conquista de diversos troféus Eisner– os mais importantes troféus da indústria norte-americana de BD – levou a revista “Época” a inclui-los entre as 100 personalidades mais influentes do Brasil em 2008 e possibilitou-lhes desenvolver obras mais pessoais, sempre com o mesmo traço personalizado e depurado, como a tira semanal “Quase nada” (na Folha de S. Paulo), ou “Daytripper” (uma mini-série em curso nos EUA) em que abordam questões mais intimistas, mostrando como as escolhas que se fazem (ou não) são determinantes para a vida.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem