100 anos do Marítimo em Banda Desenhada

Integrada nas comemorações do centenário do clube, que se cumpre no próximo dia 5, tal como o da República, o Marítimo lançou um álbum de BD que conta a sua história.
Escrita por Francisco Fernandes, Secretário da Educação e Cultura da Madeira, e desenhada pelos também madeirenses Roberto Macedo Alves e Valter Sousa, é a primeira BD escrita, desenhada e impressa naquela ilha e intitula-se “Os sonhos do Maravilhas”, numa referência ao cântico dos adeptos quando o clube regressou da sua primeira digressão ao estrangeiro (Angola e Moçambique), em 1950: “Lá vêm os nossos maravilhas, os endiabrados campeões das ilhas!”.
Com um traço legível, uma planificação dinâmica e bom ritmo de leitura, a BD parte da fundação do clube por gente do mar (daí o seu nome) e aborda aspectos como o título de Campeão de Portugal, em 1926, o seu ecletismo, a afirmação interna com a chegada à (então) Primeira Divisão ou a participação nas competições europeias de clubes.
Desta forma, o Marítimo junta-se a Porto, Benfica e Sporting, cujas histórias já tinham sido narradas aos quadradinhos nos anos 1990, por Manuel Dias e Artur Correia.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem