José Carlos Fernandes traduzido na Polónia

“A Pior Banda do Mundo” lançada este fim-de-semana nos Encontros de Banda Desenhada de Varsóvia; Autor presente para autógrafos e encontros com artistas locais

O autor português de banda desenhada, José Carlos Fernandes, está a partir de hoje – e até dia 19 – na Polónia, para promover a edição local de “A Pior Banda do Mundo”. Da responsabilidade da editora Taurus Media (que tem também em agenda “Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos”, de Pedro Brito e João Fazenda, recentemente editado em França), o primeiro tomo de “Najgorsza Kapela Swiata”, corresponde aos dois primeiros dos seis volumes já lançados pela Devir, devendo o seguinte sair em Outubro próximo. Esta edição surgiu “por acaso, pois foi um polaco que ensina português lá que gostou tanto de “A Pior Banda do Mundo” que a traduziu, fotocopiou e enviou para vários editores”, revelou o autor.
Fernandes vai participar nos Encontros de Banda Desenhada de Varsóvia, deslocando-se igualmente a Cracóvia. Do seu programa fazem parte sessões de autógrafos em diversas livrarias, encontros com leitores e autores locais, entrevistas na rádio e aos jornais e uma ida à Universidade de Varsóvia para dialogar com os estudantes do Curso de Licenciatura em Estudos Portugueses, sobre a BD nacional.
Apreciador da “poesia de Wislawa Szymborska, Zbigniew Herbert e Czeslaw Milosz e da música de Karol Szymanowski e Krzysztof Penderecki”, JCF confessa não conhecer a BD local mas espera que “os polacos encontrem afinidades nas minhas histórias”. Mas, sendo “a primeira vez que um livro meu é lançado num mercado realmente estrangeiro (Brasil e Espanha são territórios que comunicam naturalmente com Portugal), isso é sempre excitante”.
Premiada várias vezes no Festival de BD da Amadora, “A Pior Banda do Mundo” parte de um quarteto de músicos ineptos, moradores numa cidade anónima onde se cruzam anacronicamente referências arquitectónicas, literárias, musicais e de design, para narrar histórias curtas e auto-conclusivas que, no seu conjunto, traçam uma crítica feroz e contundente de uma sociedade que, aparentemente longínqua, espelha bem a nossa.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem