9.ª Mostra do Clube Tex Portugal decorre este fim-de-semana no Museu Vinho Bairrada.
A 9.ª Mostra do Clube Tex Portugal, realiza-se este fim-de-semana no Museu Vinho Bairrada, em Anadia, e pela primeira vez são quatro os autores convidados.
Criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, Tex nas suas aventuras percorreu os Estados Unidos, foi ao Canadá e ao México e chegou mesmo à Argentina, no notável “Patagónia”, que tem edição portuguesa da Polvo.
E desde 2014, vem anualmente a Anadia, onde ano foi apanhado nos vinhedos locais, perto da estação, a comer um cacho de uvas enquanto bebe o néctar que delas sai, numa caneca com o símbolo da autarquia local. Esta imagem, desenhada por Fabio Civitelli, ilustra um dos cartazes da 9.ª Mostra do Clube Tex Portugal, cujos autores convidados geralmente agradecem desenhando o herói junto dos locais e símbolos marcantes da cidade da Anadia. O mesmo fez Sandro Scascitelli, que ilustrou Tex e Kit Carson numa adega local.
A autêntica peregrinação dos fãs da personagem a cada mostra, vindos de Portugal, Holanda, Brasil ou França, é oportunidade para um convívio intenso e conversas com autores, editores e tradutores e os indispensáveis autógrafos dos convidados. Este ano, para lá de Civitelli e Scascitelli, que têm exposições na mostra, o clube Tex Portugal traz também ao nosso país Ivo Milazzo e Pedro Mauro, este o primeiro brasileiro a desenhar uma história de Tex.
Escrito Por
F. Cleto e Pina
Publicação
Jornal de Notícias