O advogado de Justin Bieber e Lady Gaga, Kenneth Feinswog, ameaça processar a editora Bluewater Productions, se continuar a publicar as biografias em banda desenhada dos dois artistas. O advogado já tem experiência em casos semelhantes, pois nos anos 90 processou pelos mesmos motivos – mas sem sucesso – a Revolutionary Comics, em nome dos New Kids on the Block e dos Motley Crue.
A editora defende-se, baseando-se na lei norte-americana que autoriza as biografias não-autorizadas no âmbito da liberdade de expressão, mas o advogado acusa a Bluewater de utilizar nos quadrinhos as imagens dos dois artistas, o que infringiria os direitos sobre propriedade intelectual.
A Bluewater especializou-se na edição de comics autobiográficos de personalidades públicas, na sequência do êxito dos livros dedicados a Barack Obama e a John McCain, lançados na véspera das eleições presidenciais norte-americanas de 2009 (e que tiveram edição nacional). Dessa forma as biografias em BD de Bill Clinton, Ronald Reagan ou Nelson Mandela foram aumentando o catálogo da colecção “Political Power” e, em simultâneo, a editora lançou “Female Force”, com as histórias de Michele Obama, Hillary Clinton ou a princesa Diana. Posteriormente, criou a linha “Fame”, dedicada a astros musicais ou desportivos, onde se incluem Lady Gaga e Justin Bieber, bem como David Beckham, Robert Pattinson, Angelina Jolie ou Taylor Swift.
Entretanto, o primeiro número dedicado a Lady Gaga, escrito por Dan Rafter e desenhado por Kristoffer Smith, já esgotou duas impressões – a segunda das quais em apenas 24 horas – estando uma terceira já em preparação.
Quanto à biografia de Justin Bieber, um ídolo nascido no YouTube, da autoria de Tara Broeckel Ooten (argumento) e Claudio Avella (desenho), será distribuída em Outubro.
Escrito Por
F. Cleto e Pina
Publicação
Jornal de Notícias