Amadora BD 2023 revela programação e convidados

Super-Homem, Tex, Garfield e Mônica para revisitar de 19 a 29 de Outubro

A 34.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD 2023, dedicada ao tema ‘Clássicos Intemporais”, terá lugar de 19 a 29 de Outubro, com o núcleo central mais uma vez situado no Ski Skate Park e exposições na Galeria Artur Bual e na Bedeteca da Amadora.
O evento, com um total de 14 exposições, vai celebrar os aniversários do Super-Homem (85 anos), Tex (75), Mônica (60) e Garfield (45), com alguns dos seus criadores. À cabeça, naturalmente surge Maurício de Sousa, pai da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e muitos outros, estando previstas igualmente as presenças de Jon Bogdanove, Bob McLeod, Mick Gray e do português Miguel Mendonça, todos eles desenhadores do Super-Homem, e de Marco Ghion, desenhador do western há mais tempo em publicação ininterrupta. A galeria de autores convidados inclui igualmente Miguelanxo Prado, a quem o Amadora BD vai consagrar uma mostra retrospectiva da sua carreira.
Como é habitual, o evento dedica igualmente muita atenção aos criadores portugueses, este ano consubstanciada em mostras de originais de Jorge Coelho (“O Grande Gatsby” a editar por A Seita durante o festival), Filipe Andrade (“As Muitas Mortes de Laila Starr”), Bernardo Majer (“Estes dias”, obra vencedora do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português na edição de 2022 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora), Derradé (retrospectiva da carreira), José Smith Vargas (“Vale dos Vencidos”), André Letria (“Causa provável”) e Marta Teives (“O Traço e a Têmpera”).
“Agatha Christie em BD” e “This is not America | Letreiros Comerciais – Século XX” encerram o lote de propostas da edição deste ano que, no seu núcleo central, acolhe uma área expositiva de 950 m2, uma zona comercial da mesma dimensão, que contará com a presença de 13 editoras e lojas, que será palco de lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras, e de uma área de 250 m2 dedicada ao gaming, onde serão promovidas iniciativas relacionadas com o universo da banda-desenhada: cosplay, jogos arcade, realidade virtual, videojogos, consolas e apresentações.
A ilustração do cartaz desta edição é da autoria de Bernardo Majer. O primeiro domingo do festival, 21 de Outubro, acolhe a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA).


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem