Heróis de papel apagam as velas no Amadora BD

Festival celebra aniversários de Super-Homem, Tex, Mônica e Garfield

É já esta quinta-feira, 19 de Outubro, que o 34.º Amadora Bd – Festival Internmacional de Banda Desenhada da Amadora abre as suas portas no antigo Ski Skate Amadora Park (SSAP), que nos seus mais de 2000 m2 recebe o núcleo central do evento e a zona de gaming.
O tema de base da edição deste ano, que se prolonga até dia 29, é “Clássicos Intemporais”, por isso o festival vai aproveitar para comemorar os aniversários de alguns heróis de papel: Super-Homem (85 anos), Tex (75), Mônica (60) e Garfield (45), com exposições alusivas e, nalguns casos, a presença de criadores que fizeram parte da sua existência. É o caso de Bob McLeod, Mike Gray e Miguel Mendonça, desenhadores do super-herói presentes dias 28 e 29; Marco Ghion, que ilustra o ranger, e Maurício de Sousa, o grande nome da edição deste ano, estarão presentes dias 20 e 21, em que também será possível tentar obter autógrafos de Émile Bravo (“Spirou: A esperança nunca morre…”) ou Cloe Cruchaudet (“Mau género”). Para o segundo fim-de-semana estão também anunciados Miguelanxo Prado, Alcimar Frazão, Mayté Alvarado e Vitor Cafaggi.
Os autores portugueses, no entanto, continuam a ser o prato forte do festival, com lançamentos, sessões de autógrafos muito concorridas e exposições. Neste último caso, o SSAP acolhe mostras de Bernardo Majer, vencedor do troféu para Melhor Obra portuguesa de 2022, com “Estes dias” e criador do cartaz desta edição, Filipe Andrade, José Smith Vargas, Jorge Coelho e Derradé. Para além destes, será possível contactar no festival com Rita Alfaiate, Paulo J. Mendes, André Caetano, Luís Louro, Miguel Jorge ou Joana Mosi, entre muitos outros.
Num espaço multifacetado, que acolhe igualmente a zona comercial, o local de autógrafos e o auditório, estarão também patentes as exposições “Agatha Christie em BD”, “Miguelanxo Prado – Uma retrospectiva” e “This is not America | Letreiros Comerciais – Século XX”.
Como habitualmente, o festival estende-se a outros espaços da cidade. Na Galeria Municipal Artur Bual é possível admirar originais de Marta Teives e André Letria, até 19 de Novembro. Já a Bedeteca da Amadora – Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe até final de Novembro “75 anos de Tex”.
Entre os muitos lançamentos previstos destacam-se “O Grande Gatsby”, de Jorge Coelho e Ted William, “O Corvo 6 – O silêncio dos Indecentes”, de Luís Louro, “A Fórmula da Felicidade – Edição integral”, de Nuno Duarte e Osvaldo Medina ou “Neon”, de Rita Alfaiate, entre muitos outros.
Dia 22, pelas 18 horas, serão anunciados os vencedores dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, numa cerimónia a realizar no Núcleo Central do Festival.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem