Exposição: À Procura da BD de Abril

No ano em o 25 de Abril faz 50 anos a Assembleia da República aprova um dia de celebração da BD nacional.

O que é justo, porque a Banda Desenhada foi, ao longo destes 50 anos de democracia, uma linguagem artística longamente utilizada e empenhada na celebração dessa mesma democracia e dessa data libertadora. Amor com amor se paga.

Fomos, portanto, “À Procura da BD de Abril”, criando uma exposição que nos mostra uma série de publicações onde o 25 de Abril é celebrado ou onde os ventos libertários de Abril de algum modo contaminaram estética e tematicamente obras e autores.

Completa-se a exposição com a mostra de originais de um dos mais reputados autores nacionais, José Carlos Fernandes, e da sua obra “A Revolução Interior” com argumento da dupla João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras, produzido por ocasião dos 25 anos do 25 de Abril mas ainda actual e recentemente reeditada (A Seita).

de dia 18 de Outubro a 9 de Novembro

com inauguração dia 18 de Outubro pelas 21h30, assinalando o Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa com intervenções de Eduardo Paz Barroso e Marco Mendes

e encerramento dia 9 de Novembro, pelas 16h00, com uma conversa conduzida por Pedro Cleto com os dois argumentistas da obra A Revolução Interior – À Procura do 25 de Abril: João Ramalho Santos (argumentista e critico de BD) e João Miguel Lameiras (editor e argumentista de BD).

na sede da

Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto

Rua Rodrigues Sampaio, 140
4000-424 Porto

Organização Bedeteca / Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto

Apoio A Seita CRL