Príncipe Valente restaurada em Portugal à venda nos EUA

O site da editora norte-americana Fantagraphics Books destaca o livro “Prince Valiant Vol. 1: 1937-1938”, anunciando que é “importado de Portugal” e que se trata de “uma edição especial de um fã” feita “com as melhores provas, cuidadosamente restauradas”.
Esse fã do Príncipe Valente, é Manuel Caldas, natural da Póvoa de Varzim e um dos maiores especialistas da obra-prima de Hal Foster, que explicou ao JN tratar-se de “uma edição que fiz para o mercado inglês”, sob o selo Libri Impressi. No entanto, problemas com a sua colocação directa nas livrarias, goraram as intenções de Caldas que revela que se venderam apenas “uns 170 através do catálogo”.
Mas não só porque, “surpreendentemente”, a Fantagraphics, responsável pela reedição de clássicos como os “Peanuts”,” Popeye” ou o mesmo “Prince Valiant” a cores, encomendou 300 exemplares, agora disponibilizados. Mas que devem “esgotar no máximo em dois meses”, prevê a editora, que espera ver “exemplares altamente inflacionados no eBay até ao final do ano”.
E continua: “trata-se de uma esplêndida edição de grande formato em capa dura e é uma emoção ver o traço sumptuoso de Foster reproduzido com tanta pureza. Todos os fãs de Foster têm de a possuir!”. Isto só vem confirmar a altíssima qualidade do trabalho de Caldas, que tem dedicado muitas horas à restauração de cada uma das pranchas, para recuperar o traço original a preto e branco.
Responsável pelos seis primeiros volumes (doze anos) da série, em português e em espanhol, Caldas revela que tem ainda “uma montanha de cópias da edição de 2000 exemplares”, alguns dos quais têm servido para satisfazer “os espanhóis que me escrevem a pedir o edição espanhola, esgotadíssima”.


Escrito Por

F. Cleto e Pina

Publicação

Jornal de Notícias

Futura Imagem