Em conferência de imprensa realizada ontem, quinta-feira, em Paris, Albert Uderzo revelou o título e a capa do novo álbum de Astérix que chegará simultaneamente às livrarias de 15 países – Portugal incluído – no próximo dia 22, uma semana antes do herói completar 50 anos de vida, já que a sua estreia se deu no número inaugural da revista “Pilote”, publicada a 29 de Outubro de 1959.
O 34º álbum das aventuras do pequeno guerreiro gaulês intitula-se “O Aniversário de Astérix e Obélix – O Livro de Ouro”, tem 56 páginas e é constituído por histórias curtas inéditas, com ligação entre si. Como fio condutor está um convite endereçado pelo chefe da aldeia, Matasétix, aos cerca de 300 personagens que ao longo dos anos se cruzaram com os gauleses, entre as quais Júlio César, Cleópatra ou o capitão dos piratas, para virem à aldeia com um presente de aniversário para Astérix e Obélix. “A minha intenção foi que todos os que apareceram nos álbuns pudessem manifestar-se neste aniversário”, explicou o desenhador, que também assina os argumentos desde 1977, data da morte de René Goscinny. O álbum, que inclui ainda um texto inédito deste último, entre outras surpresas contém algumas paródias a obras-primas da pintura e escultura, cujos originais serão expostos nos jardins do Museu de Cluny, em Paris, de 22 de Outubro a 3 de Janeiro de 2010.
A tiragem mundial do álbum ronda os três milhões e meio de exemplares, dos quais 1,1 milhões em França. A tiragem da edição portuguesa, naturalmente mais modesta, é de 60 mil exemplares, mesmo assim mais dez mil dos que os inicialmente previstos, dada a procura que o título já tem tido.
Escrito Por
F. Cleto e Pina
Publicação
Jornal de Notícias