Autor português analisa 70 anos do western há mais tempo em publicação
Obra com quase 500 página é um autêntico compêndio sobre o herói
Se em mercados em que a banda desenhada tem maior expressão e indústria são vulgares obras que reflectem sobre ela própria, os autores ou os heróis, devido à pequena dimensão do mercado português são poucas as edições que abordam esta temática.
Uma das excepções – e também uma das mais significativas – é “Tex – Mais que um herói”. uma edição da cooperativa A Seita, com assinatura de Mário João Marques.
Obra monumental, com quase meio milhar de páginas, à dimensão dos mais de 70 anos que o western mais antigo da banda desenhada em publicação ininterrupta justifica, consegue apresentar na sua concepção três facetas que nem sempre andam reunidas, mas que se revelam muito importantes numa obra que se pretende de referência.
Refiro-me a uma aturada pesquisa histórica para garantir a credibilidade do que fica escrito; ao conhecimento profundo – e, com certeza, aprofundado durante a sua escrita – que o autor revela das centenas de histórias protagonizadas por Tex, pela forma como evoca cenas, momentos ou pormenores de várias delas; finalmente e em linha com esta última, é evidente a paixão de quem escreve pela trajetória do ranger, transmitindo ao longo das páginas essa emoção.
Desta forma, Mário João Marques proporciona aos apreciadores de Tex, em particular, e aos interessados pelo western e pela banda desenhada, em geral, um mergulho completo e apaixonado por Tex, em capítulos profusamente ilustrados que abordam o mito, o herói, os companheiros e adversários, a evolução da série ao longo do tempo, as diferentes colecções e edições, as capas – as originais, as brasileiras (das edições em que muitos leitores portugueses descobriram Tex) e as portuguesas… – os ambientes, as histórias mais marcantes e os autores, argumentistas e desenhadores, que fizeram de Tex o que ele ainda é hoje.
Como é evidente, uma obra desta dimensão, que esmiúça e aprofunda até ao seu âmago a série, tem de ser degustado ao ritmo pausado das cavalgadas de Tex e Kit Carson nas primeiras páginas das histórias em que é a aventura que vai ao encontro dos heróis.
E, num mundo ideal, em que o tempo parasse sempre que lêssemos um livro, seriam muitas as aventuras a (re)descobrir estimulados pelo que sobre elas escreve Mário João Marques.
Tex – Mais que um herói
Mário João Marques
A Seita
488 p., 40,00 €
Escrito Por
F. Cleto e Pina
Publicação
Jornal de Notícias